Você já deve ter ouvido falar algumas, ou várias vezes, sobre Governança Social e Ambiental nas empresas (ESG – Environmental and Social Governance) aqui pelo Linkedin. A área ganhou tanta importância, que hoje há profissionais e departamentos específicos nas organizações.
Hoje trago uma pergunta a você, que me acompanha, e aos especialistas da área: já pararam para pensar sobre a relação da SAÚDE OCUPACIONAL com ESG? Usualmente, toda a gestão e teoria desse setor é dedicada às questões ambientais mais conhecidas, como uso responsável de recursos e redução do impacto das atividades humanas no meio ambiente. Raramente, as medidas de cuidado com a saúde corporativa estão contempladas entre as metas ESG explicitamente. Entretanto, venho demonstrar que são de extrema relevância para o desempenho social e ambiental das empresas.
Saúde Ocupacional também é Gestão SOCIAL
No espectro social, adotar a saúde como um pilar essencial para a existência e continuidade do negócio beneficia todos os atores e comunidade: a empresa, os colaboradores, suas famílias, dependentes e comunidade. Gradualmente, as equipes beneficiadas com medidas personalizadas para manterem-se ativas fisicamente, tornam-se mais produtivas, melhoram a imunidade e reduzem a incidência ou gravidade de questões individuais e coletivas de saúde.
Saúde Ocupacional também é Gestão AMBIENTAL
Já numa análise ambiental, reduzem-se potenciais afastamentos, deslocamentos médicos, internações e tratamentos médicos que, somados, representam um bônus de sustentabilidade. Imagine que uma UTI emite quase 140 kg de CO2 por leito ao dia, e que os hospitais geram meio quilo de resíduos hospitalares por paciente por dia, com custo da eliminação regulamentada até 10 vezes maior do que a eliminação de resíduos urbanos e até 30 vezes mais do que a reciclagem (dados da Earth911.com).
Saúde Ocupacional é SUSTENTABILIDADE mensurável
Sim, é verdade que essa é a perspectiva de uma profissional da Saúde. Essa sempre foi minha bandeira. Porém, isso é tão lógico que você não precisa acreditar “em mim”. Convido você a analisar os dados e racionalizar o tema. Dessa forma, estou segura que perceberá os benefícios de priorizar um programa sério e avançado de saúde ocupacional, que auxilie sua equipe a manter-se ativa e motivada, em qualquer sistema de trabalho e local. Se desejar, poderei demonstrar como temos feito isso para nossos clientes, com telefisioterapia avançada e monitoramento terapêutico remoto com o SENSETAL ® ️ App, que permite às empresas clientes a mensuração de todos os seus resultados e ganhos para maior sustentabilidade.
FRANCIELE CASARIN
CEO e Criadora do SENSETAL®️ App
Fisioterapeuta – CREFITO 10-68311/F
Converse comigo no WhatsApp:
#ginasticalaboral #ginasticanasempresas #telefisioterapia